sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ter a visão do Exterminador do Futuro já é realidade


Pesquisadores da Fraunhofer IPMS, na cidade alemã de Dresden, anunciaram o desenvolvimento de um produto capaz de equipar seus usuários com uma visão muito similar à apresentada no filme O Exterminador do Futuro.
A novidade é uma espécie de monóculo e trata-se do primeiro microdisplay bidirecional de rastreamento visual. O dispositivo conta com uma pequena tela OLED transparente, capaz de exibir informações específicas por meio de realidade aumentada. O conteúdo projetado na tela é refletido diretamente no globo ocular, fazendo com que o usuário veja com nitidez dados específicos relativos ao ambiente.
Embora em filmes a utilidade de aparatos como essa seja, em geral, militar, o grupo de pesquisadores acredita em outros usos futuros para o aparelho, como integração com o Facebook, por exemplo. Já imaginou olhar para uma pessoa na rua e poder descobrir quem ela é apenas via reconhecimento facial a partir da base dados da rede social?
O produto, ao menos por enquanto, ainda está em fase experimental, de forma que não há previsão de comercialização nem tampouco funções específicas desenvolvidas apenas para o dispositivo. O lançamento será exibido ao público durante a SID Display Week 2011, que acontece no mês de maio em Los Angeles.


Para carregar por aí: Sharp anuncia LCD portátil de 20´´


Com apenas 3kg, a Freestyle AQUOS é fácil de carregar. (Fonte da imagem: Divulgação/Sharp)
Esta semana, a Sharp apresentou ao mercado o seu mais novo produto: Freestyle AQUOS, uma televisão portátil alimentada à bateria. Mas o projeto não é tão simples assim. Quando se fala em televisores portáteis, logo vem à mente a imagem das pequenas TVs de sete polegadas. No entanto, o novo modelo da fabricante japonesa é bem mais robusto: são 20 polegadas, em um equipamento que pesa cerca de 3 kg.
Mas se a Freestyle AQUOS não tão portátil assim, qual pode ser a sua utilidade? Para a Sharp a resposta é concisa: o produto pode atrair o consumidor pela facilidade de assistir televisão em todos os cantos da casa, sem precisar de diversos aparelhos e múltiplas instalações de cabos.
Para mostrar a versatilidade do equipamento, a empresa lançou um vídeo que acompanha o dia de uma família utilizando a Freestyle AQUOS em diferentes situações. Nas imagens é possível notar que o equipamento ainda acompanha um suporte para parede e uma base para manter o televisor em mesas e balcões.
Além disso, o novo modelo conta com acesso à rede wifi e um sintonizador de TV digital integrado. Confira abaixo as especificações da Freestyle AQUOS:
  • Tela LCD de 20” com resolução de 1.366×768
  • Contraste de 400,000:1
  • IEEE 802.11a/n Wi-Fi, Ethernet
  • LED backlight
  • Suporte de DLNA
  • Portas HDMI e USB
  • Sintonizador de TV digital integrado
  • Autonomia de bateria: 2 horas
A Freestyle AQUOS será lançada no mercado japonês em Junho deste ano por cerca de US$1.200. Por enquanto, a Sharp não dá qualquer sinal de que haverá a exportação do produto.
Galeria de Imagens

Assine o Chrome OS e ganhe um notebook


Assine o Chrome OS e ganhe um notebook

SO da Google poderá ter sistema de assinaturas e dará um computador para cada um dos usuários





O Chrome OS, o sistema operacional da Google, deve chegar ao mercado na metade deste ano funcionando por meio de um sistema de assinatura mensal na faixa de 10 a 20 dólares. Informações publicadas pelo site Neowin dão conta ainda que os usuários que assinarem um plano, automaticamente, ganharão um notebook.
O modelo de negócios é inédito no mercado. O plano mensal incluiria ainda uma garantia contra eventuais defeitos de fabricação do produto e conexão com a internet em tempo integral, graças a parcerias com operadoras de telefonia.
Os rumores, contudo, não apontam se apenas os clientes do Google Apps ou qualquer usuário com uma conta Google poderá adquirir um produto. Os notebooks, de configuração simples, também estarão disponíveis para venda avulsa, num modelo de distribuição similar ao do Android, utilizando intermediários.
Se confirmada, a agressiva estratégia da empresa pode fazer frente à Microsoft, abocanhando uma significativa parcela de mercado. Larry Page, um dos fundadores da Google, teria afirmado que tem como desejo pessoal tirar mercado do Windows inaugurar uma nova era na computação.
Ainda não há nenhuma informação a respeito da abrangência do sistema de assinaturas, mas caso seja adotada a mesma estratégia do Google Apps, por exemplo, é bem provável que o Brasil também seja incluído na lista de países contemplados pelas assinaturas do Chrome OS.